A Justiça de Lavras (MG) determinou o arquivamento do inquérito policial que investigava um suposto caso de injúria racial e xenofobia contra uma criança de 3 anos em uma creche de Ijaci (MG). Uma professora e uma monitora da creche foram exoneradas pela prefeitura após o registro de um boletim de ocorrência.
O inquérito foi arquivado no mês passado por decisão da juíza Anne Rose do Prado Souza, da 1ª Vara Criminal, da Infância e Juventude e de Execuções Fiscais da Comarca de Lavras, seguindo recomendação do Ministério Público.
Conforme o MP, toda a apuração e indiciamento basearam-se única e exclusivamente nos depoimentos de duas funcionárias da creche, que supostamente presenciaram os fatos.
O MP também afirmou que nos autos havia indícios de uma provável motivação particular em uma possível falsa imputação do crime: uma inimizade nutrida entre as testemunhas e as investigadas.
Diante da ausência de justa causa para a deflagração da ação penal, o Ministério Público pediu pelo arquivamento do inquérito policial.
Segundo a defesa das ex-funcionárias da creche, as duas já se encontram trabalhando em outros locais e não pretendem ser reintegradas ao quadro de servidores da prefeitura. A defesa também disse que pretende mover uma ação judicial contra o município.
O post Justiça determina arquivamento de inquérito sobre suposto caso de injúria racial contra criança em creche de MG apareceu primeiro em JuriNews.