Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (16/10), o ministro Alexandre de Moraes fez um alerta sobre o amplo uso de dados telemáticos por grandes empresas de tecnologia. O julgamento em questão analisa a possibilidade de decretação judicial de quebra de sigilo de dados telemáticos de grupos não identificados de pessoas em procedimentos penais.
Em sua fala, Moraes destacou a quantidade massiva de informações que empresas como o Google possuem, afirmando que “não existe um banco de dados maior do que o Google tem. E não existe um banco de dados maior, não regulamentado e utilizado para proveitos econômicos pelo Google do que ele obtém com as nossas consultas”.
Ele explicou que, por meio de algoritmos e inteligência artificial, essas plataformas conseguem identificar preferências e comportamentos individuais: “Sabe o que nós gostamos de ler, o que nós gostamos de assistir, o que nós comemos, o que nós ouvimos de música, sabem tudo isso. E a partir desses algoritmos, direcionam propaganda.”
O post Moraes critica a falta de regulamentação dos dados do Google: “Não existe um banco de dados maior do que o Google tem” apareceu primeiro em JuriNews.