Um manifesto intitulado “Carta Aberta do Movimento Mulheres: a voz da Justiça”, assinado por dezenas de mulheres, lançou a advogada Rossana Fonseca candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte. Caso vença o processo sucessório, Rossana Fonseca se tornará a primeira mulher presidente da instituição em quase 100 anos de história.
“ É inegável que a advocacia feminina tem enfrentado desafios específicos, que vão desde a falta de representatividade em cargos de liderança até as inúmeras formas de discriminação e violência de gênero, muitas vezes mascaradas sob condutas aceitáveis no ambiente jurídico. Para além das questões estruturais que limitam o pleno exercício da advocacia, as advogadas têm sido alvos de práticas misóginas, desrespeito às prerrogativas e ausência de políticas de suporte à maternidade e ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, diz um dos trechos do manifesto.
O documento é assinado por dezenas de mulheres, inclusive grandes líderes da advocacia potiguar como Magna Letícia, que disputou a Presidência nas últimas eleições, Milena Gama, conselheira federal e que tem se destacado na direção nacional da OAB, como também, a atual vice-presidente, Lidiana Dias, grande liderança no Oeste Potiguar.
A Carta Aberta expõe demandas das mulheres advogadas como a paridade concreta de gênero na diretoria, o reconhecimento e legitimidade das mulheres advogadas, a campanha de respeito entre colegas de profissão e valorização da jovem advocacia feminina.
Além disso, o manifesto traz pautas gerais da advocacia como campanha de respeito entre colegas advogados, valorização dos advogados nos órgãos públicos e criação de uma Comissão denominada “Comissão de Julgamento com Perspectiva de Gênero”.
O post Mulheres assinam manifesto e lançam Rossana Fonseca candidata a presidente da OAB-RN apareceu primeiro em JuriNews.