A presidenta reeleita da OAB Bahia, Daniela Borges, foi empossada para o triênio 2025-2027 em cerimônia realizada nesta sexta-feira (3), em Salvador. À frente da OAB-BA entre 2022 e 2024, Daniela foi a primeira mulher a presidir a Seccional baiana da OAB nos 92 anos da entidade.
Ao lado dela, foram empossados o vice-presidente Hermes Hilarião, que foi diretor tesoureiro da seccional na última gestão; a secretária-geral Cléia Costa; o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e o diretor tesoureiro Daniel Moraes. Antes da solenidade, foi realizada uma missa na Igreja do Bonfim, marcando o início da nova gestão.
Bastante emocionada, Daniela disse que, honrando a história da sua primeira gestão e daqueles que a antecederam, sua nova gestão representa a construção de um novo tempo. “Nosso coletivo não é mais o mesmo. Os grupos têm uma personalidade que se desenvolve ao longo do tempo e eu tenho certeza de que, juntos, faremos a melhor gestão da história da OAB-BA. Esse é o meu compromisso”, disse.
Ao destacar a ineficiência da prestação jurisdicional como um dos principais entraves para a advocacia baiana, a presidenta disse que a Seccional investirá em ações efetivas para a classe, com destaque para iniciativas voltadas à inovação. “Inovar não é só tecnologia. É trazer o diferencial que vai efetivamente impactar positivamente o dia a dia da advocacia. É fazer mais perto e melhor”, destacou.
Daniela também afirmou que investirá na capacitação e valorização da classe, com destaque para a luta por melhor remuneração e contra a criminalização da advocacia. “O advogado quer e precisa viver dignamente da profissão. O sistema de justiça não funciona sem a advocacia. Nesse sentido, vamos lutar veementemente contra a criminalização da classe, porque, quando se tenta criminalizar o exercício da profissão, na verdade, estão tentando negar o acesso do cidadão à justiça. O problema não é a volume em massa de ações, mas a violação em massa de direitos. Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia”, ressaltou.
Além de Daniela, também discursaram os novos diretores da OAB Bahia. Após três anos como tesoureiro da Seccional, o atual vice-presidente Hermes Hilarião, membro vitalício da OAB Jovem, destacou que assume o novo cargo com a missão de ser uma ponte entre gerações da advocacia, tendo na coragem uma das suas principais armas. “Coragem para combater o Judiciário; coragem para entender que as novas tecnologias podem potencializar nossa profissão; coragem para defender nossa prerrogativas e coragem para lutar pela valorização constante dos honorários, pela efetivação do piso salarial e remuneração dos dativos”, destacou.
A secretária-geral Cléia Costa reafirmou o compromisso de cumprir a tarefa de fazer uma secretaria dentro de uma Seccional que representa toda a advocacia da Bahia e que tem o comprometimento com os desafios que atingem a classe. “E o principal desses desafios é o da união. Estaremos prontos para as críticas saudáveis, mas estaremos vibrando para que todos estejam alinhados na continuidade e construção dos trabalhos da advocacia”, ressaltou.
Ao destacar a alegria de integrar a nova diretoria, o secretário adjunto Rapahel Pitombo disse é uma honra ter o trabalho reconhecido ao lado dos colegas que compõem a nova gestão. “Reafirmo o meu compromisso de continuar com o trabalho sério e de honrar todos os votos que recebemos. Vamos em frente, que o trabalho não pode parar”, conclamou.
O tesoureiro Daniel Moraes agradeceu a oportunidade de dar sequência ao trabalho de defesa e valorização da classe e reconheceu a importância da advocacia do interior, que “permaneceu firme e entendeu o chamado da Ordem para manter uma unidade em busca do fortalecimento da classe”.
NOVA DIRETORIA DA CAAB
Ainda na solenidade, foi empossada a nova diretoria da Caixa dos Advogados (CAAB), composta pelo presidente Maurício Leahy; pela vice Renata Deiró; secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e pelo tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares.
Representando o grupo, o novo presidente da entidade, Maurício Leahy, agradeceu a parceria da presidenta Daniela Borges, a qual classificou como “grande liderança baiana”, e destacou o empenho da CAAB, nos últimos três anos, para a construção de um novo tempo com mais avanços e conquistas para a advocacia. “E nós estamos aqui, hoje, em reconhecimento a esse trabalho. Esse é um processo de construção coletiva. Ao longo da gestão, percebemos o verdadeiro significado das palavras união e amizade”, destacou.
Para o próximo triênio, Leahy garantiu que, ao lado da seccional, continuará fazendo mais pela classe. “Seguiremos investindo e fazendo as entregas importantes de que a advocacia precisa. Temos projetos e propostas efetivas para os próximos anos, contando com a chegada dos nossos novos diretores. Nosso desafio é superar os números alcançados e ampliar, ainda mais, a presença da CAAB por toda a Bahia”, concluiu.
A posse solene do novo Conselho Seccional da OAB Bahia acontece no dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções de Salvador, precedida, no dia 19 de fevereiro, por um ato inter-religioso, que será realizado na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
O post “Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia”, diz Daniela Borges em solenidade de posse da nova diretoria da OAB-BA apareceu primeiro em JuriNews.