A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, a comparecerem nas urnas neste domingo (27) para votar no segundo turno das eleições municipais de 2024 nas cidades onde a escolha do prefeito e do seu vice não foi definida na primeira etapa do pleito.
“Agradecendo aos mais de 130 milhões que compareceram às urnas no primeiro turno destas eleições, em nome da Justiça da Democracia, convido cada pessoa, nos municípios que terão segundo turno, a comparecer e exercer o direito de escolher o governo de sua cidade. O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”, afirmou a presidente do tribunal.
A ministra lembrou que mais de 30 milhões de eleitoras e eleitores poderão escolher, amanhã, o candidato de sua preferência, entre 8 horas e 17 horas, horário de Brasília, em 51 cidades brasileiras. O apelo ao comparecimento nas urnas também foi dirigido a quem não votou no primeiro turno desta eleição.
Em seu pronunciamento, Cármen Lúcia ainda destacou que a participação no processo eleitoral “é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo”.
A presidente do TSE ainda aproveitou a mensagem dirigida aos eleitores para reforçar a confiança no sistema eleitoral brasileiro. “As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão preparadas para receber o voto de cada pessoa”, pontuou.
O post Presidente do TSE convida eleitores a comparecerem no 2º turno e reforça segurança das urnas apareceu primeiro em JuriNews.