Estão abertas as inscrições para seleção de 250 profissionais de órgãos do Poder Judiciário para o curso de Java Básico, com foco na utilização da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). O curso é oferecido pelo Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As pessoas interessadas podem se inscrever até 4 de outubro, por meio do formulário.
O curso habilita o participante a utilizar os conceitos básicos da linguagem Java para desenvolver e manter soluções de software, de maneira a apoiar a implantação e o uso da PDPJ-Br, no tribunal em que atua. As aulas serão semanais, no formato on-line – com conteúdos síncronos e assíncronos -, e ocorrerão entre 16 de outubro e 17 de dezembro, totalizando nove semanas e carga horária de 40 horas.
A formação exige que os participantes tenham noções básicas de programação. A capacitação vai apresentar, entre outros conteúdos, configuração de um ambiente de desenvolvimento Java; programação Java avançada orientada a objetos; programação funcional em Java (expressões lambda); utilização de pacotes da implementação Java Standard Edition 15; e depuração de código.
Este é o primeiro de uma série de quatro cursos de Java que serão oferecidos pelo Justiça 4.0. Para 2024, estão previstos os cursos de Java Avançado, Angular e Testes Automatizados. As capacitações têm o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional de servidores do Poder Judiciário para disseminação e consolidação da PDPJ-Br.
Posteriormente, os cursos serão disponibilizados no formato autoinstrucional na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud). O Justiça 4.0 disponibiliza o e-mail javapdpj@cnj.jus.br para dúvidas e demais informações.
As capacitações Java para a PDPJ-Br são realizadas em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e integram as ações de aperfeiçoamento funcional do Programa Justiça 4.0, iniciativa do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Próximo da sociedade – O Programa Justiça 4.0 torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial. Impulsiona a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais, otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados. Garante, assim, mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos.
O post Programa Justiça 4.0 abre inscrições para curso de Java Básico voltado ao Poder Judiciário Brasileiro apareceu primeiro em JuriNews.