O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu adiar a divulgação dos resultados das zonas eleitorais em municípios com menos de 200 mil habitantes, onde não há possibilidade de segundo turno. A decisão, anunciada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, tem o objetivo de evitar a sobrecarga dos sistemas de divulgação do tribunal.
Nas cidades com potencial para segundo turno, os resultados serão divulgados em tempo real. Já nos demais municípios, os dados serão revelados apenas ao final da apuração. Essa eleição municipal de 2024 será a primeira com a unificação dos horários de votação, das 8h às 17h no horário de Brasília, o que ajustará o processo em estados com fusos horários diferentes, como o Acre.
Com mais de 5 mil municípios e aproximadamente 465 mil candidatos, o TSE justificou a medida como necessária para garantir a eficiência e segurança da apuração. “Queremos que o eleitor tenha segurança e eficiência na apresentação de dados, sem possibilidade de sobrecarga do sistema ou demora maior”, afirmou Cármen Lúcia durante a sessão do tribunal.
O post TSE adia divulgação das zonas eleitorais em municípios com menos de 200 mil habitantes apareceu primeiro em JuriNews.