As eleições da OAB no Distrito Federal ganham um novo capítulo com o surgimento de uma coalização pela independência da Seccional, com a manutenção de uma condução firme e sem interferências políticas.
O trabalho, que vem sendo concebido pelo advogado Paulo Maurício Siqueira, atual secretário-geral da OAB-DF, recebeu o apoio da advogada Renata Amaral, que era uma das pré-candidatas a presidente nas eleições que serão realizadas no mês de novembro. Ela, inclusive, disputou as eleições de 2021 e terminou em terceiro lugar.
A oficialização do acordo da união dos grupos de Paulo Maurício e Renata Amaral foi feita nesta quinta-feira (1º) com a participação e envolvimento direto do presidente da OAB-DF, Delio Lins e Silva Júnior. Renata vai assumir posição de destaque na chapa que deverá ter Paulo Maurício como candidato a presidente da OAB-DF.
“A história do nosso grupo político é construída sobre princípios inegociáveis, como a defesa das mulheres em espaços de poder e decisão e em torno de uma OAB altiva na defesa dos valores democráticos. Agora, sem abandonar estes princípios originários, unimos nossos grupos e direcionamos nossos esforços em defesa da autonomia e independência da nossa entidade e no cuidado com a advocacia de base”, disse Renata Amaral.
Outros expoentes da advocacia do Distrito Federal também já aderiram à coalizão pela independência da OAB-DF, entre eles, o ex-presidente da Seccional, Paulo Roque, e Evandro Pertence, que foi candidato nas últimas eleições.
“O que nos une é exatamente a conjugação das diversidades. Estamos juntos para defender a independência da advocacia e dos interesses da sociedade, sem partidos ou amarras, garantindo que cada colega de profissão tenha sua voz ouvida e respeitada. Nosso compromisso é o de seguir construindo a OAB-DF que reflita a pluralidade da nossa classe, dando oportunidades de trabalho e desenvolvimento para a jovem advocacia”, declarou Paulo Maurício.
Na avaliação de Délio Lins, os apoios recebidos reforçam o compromisso de ampliar o debate acerca do papel fundamental da advocacia e da defesa da sociedade civil.
“Acreditamos que juntos podemos construir uma OAB ainda mais forte, representativa e plural para enfrentar os desafios que nos são apresentados. Sorte a nossa termos essa união que só reforça o nosso compromisso com a necessária independência e altivez que devem nortear nosso trabalho para seguimos no rumo certo”, enfatizou.
O post União de forças pela independência da OAB-DF une grupos de Paulo Maurício e Renata Amaral apareceu primeiro em JuriNews.