A resposta da Justiça aos atos de 8 de janeiro de 2023 provocou a distribuição de 1.516 processos ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Desse total, 1.444 permanecem em tramitação.
O conjunto de casos já levou o ministro a dar 8.061 decisões.
Entre as medidas investigativas do caso, Moraes autorizou 285 pedidos de busca e apreensão em mais de 450 endereços. Quebras de sigilo bancário ou telemático foram objeto de 360 autorizações.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) em relatório do gabinete do ministro sobre os seus sete anos de atuação na Suprema Corte.
Moraes tomou posse no tribunal em 22 de março de 2017, assumindo a vaga que era de Teori Zavascki, que morreu em janeiro do mesmo ano, em um acidente aéreo em Paraty (RJ).
Conforme o relatório, foram dadas 1.557 decisões de liberdade provisória a presos acusados de incitar os atos ou de participar da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
Todos que saíram da prisão devem cumprir medidas como o uso de tornozeleira eletrônica, ficar em casa durante a noite, e proibição de usar redes sociais.
Permanecem presos 88 pessoas 13 já foram condenados, 42 são réus e 33 ainda são investigados em inquéritos.
O post 8 de janeiro resultou em mais de 1500 processos a Moraes no STF apareceu primeiro em JuriNews.