Com três anos de dedicação intensa, disciplina e fé, como ela mesma definiu, Luísa Militão Vicente Barroso alcançou o sonho de se tornar juíza federal. Aos 25 anos, tornou-se a juíza mais jovem a tomar posse no cargo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), aprovada em segundo lugar no concurso.
Mineira nascida em Inhapim, Luísa descreveu a conquista como “o sonho de uma vida”, sonhado junto com as pessoas que ama. Ela soube da aprovação em 30 de outubro de 2024 e, depois, passou pelas provas de títulos e outras fases do certame. “Nem nos meus melhores sonhos ousei imaginar que seria aprovada nas três carreiras jurídicas, muito menos aos 25 anos, fechando com chave de ouro esse ciclo”, comemorou em suas redes sociais.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luísa concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação da UFV (CAP-Coluni). Aos 17 anos, ingressou na graduação e, desde cedo, já conciliava os estudos acadêmicos com a preparação para concursos públicos.
Após se formar, em 2021, Luísa passou a trabalhar na Promotoria de Justiça de Inhapim enquanto estudava. Mais tarde, deixou o cargo para intensificar a preparação: passou a advogar apenas para cumprir o requisito da prática jurídica e elaborou um plano rigoroso de estudos, com 8 horas diárias entre videoaulas e leituras, além de exercícios físicos. Aos fins de semana, realizava simulados para fixar o conteúdo estudado.
Aos 21 anos, seu desejo de ingressar na carreira pública já era firme, e as aprovações começaram a chegar: foi aprovada para o Ministério Público da Bahia (MPBA) e para a Defensoria Pública de Minas Gerais.
No TRF1, a conquista teve um sabor especial. Luísa já conhecia a Justiça Federal, onde estagiou entre 2019 e 2020, ainda durante a graduação. “Foi uma das épocas mais felizes da minha vida, me fez ficar apaixonada pela Justiça Federal”, afirmou. Em sua postagem, celebrou: “E que venha o trabalho”.
Atualmente morando em Vitória da Conquista, na Bahia, Luísa afirma carregar com orgulho as lembranças de Viçosa e o lema da instituição que a formou.
O post Aprovada no TRF-1 os 25 anos, mineira se torna a juíza mais jovem do Brasil apareceu primeiro em JuriNews.