O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi reconduzido nesta quarta-feira (21) para mais um mandato de dois anos como membro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A escolha foi feita durante sessão plenária do STF. O atual mandato do magistrado na Justiça Eleitoral se encerra no próximo domingo (25).
Seguindo a tradição da Corte, o ministro indicado não participa da votação. Nunes Marques recebeu dez votos; o ministro Dias Toffoli, um.
Atualmente, Nunes Marques exerce a vice-presidência do TSE e integra o tribunal como membro efetivo desde maio de 2023. A previsão é que ele assuma a presidência da Corte Eleitoral em agosto de 2026, sucedendo a ministra Cármen Lúcia.
O TSE é composto por sete ministros: três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas — advogados com notório saber jurídico e reputação ilibada.
Cada ministro cumpre um mandato de dois anos, com possibilidade de uma recondução. A exceção é para os integrantes do STJ, que não podem ser reconduzidos.
O post Nunes Marques é reconduzido ao TSE por mais dois anos apareceu primeiro em JuriNews.