No dia 11 de setembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou mais uma edição da Feira Cidadania Solidária, localizada na entrada principal do Edifício-Sede.
Esta feira reuniu artesãs e artesãos, bem como empreendedores que recebem apoio do Programa Espaço Cidadania (PEC) e do Centro Público de Economia Solidária, através de uma colaboração entre o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Nesta ocasião, cerca de 40 participantes exibiram suas mercadorias, incluindo roupas, utensílios de cozinha bordados, itens de decoração, acessórios de moda, deliciosos doces e bolos, plantas, além de produtos destinados a animais de estimação e crianças.
Uma das artesãs, Fátima Pessoli, apresentou arranjos rústicos e clássicos de suculentas, uma paixão descoberta durante a pandemia. Ela participou pela terceira vez da Feira Solidária. “Acho legal a harmonia entre os artesãos, porque não importa se a pessoa vende roupa, bolsas, bijuterias, sinto que aqui formamos uma família. A possibilidade de vir ao TJ dá visibilidade para que mostremos nosso trabalho”, afirmou.
Outra artesã, Neuza Viana, exibiu suas peças bordadas para a cozinha, como cobre-lanche e toalhas. Ela destacou que a Feira Solidária também é uma oportunidade para apoiar outros colegas feirantes, mencionando: “Vi esse relógio de parede bem bonito e vou prestigiar a minha colega comprando ele. Aqui é muito bom e agradeço a delicadeza e o carinho com que nos tratam, e o espaço que nos oferecem para divulgar o nosso trabalho, porque é uma complementação do nosso salário para sobreviver”.
Natália Barbosa Martins Vieira, colaboradora do TJMG, já havia participado de edições anteriores da feira e optou desta vez por adquirir doces. Ela observou: “Já comprei pijamas quentinhos para os meus meninos. Acho bacana ter a Feira na entrada, porque os colegas param e dão uma olhadinha no trabalho dos feirantes”.
Os expositores da Feira Solidária do TJMG integram os programas sociais realizados pela PBH: Programa Espaço Cidadania (PEC) e Centro Público de Economia Solidária. O PEC promove a inclusão social e produtiva, por meio da realização de feiras de artesanato e de ações formativas com públicos vulneráveis. Já o Centro Público de Economia Solidária é uma iniciativa que visa à economia com geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social.
Também nesta semana, a Feira Cidadania Solidária será realizada na quarta-feira (13/9), no Anexo 1, na rua Goiás, 229, Centro; e na quinta-feira (14/9), na Unidade Raja Gabaglia, na avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo. Conheça mais sobre as ações culturais do TJMG em Ações e Programas >> TJMG Cultural. Veja o álbum com mais imagens da feira.
O post TJ-MG promove feira solidária de artesanato e empreendedorismo em parceria com a PBH apareceu primeiro em JuriNews.