STJ é finalista em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023

STJ é finalista em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023

Notícias

 

A Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve dois produtos classificados como finalistas no XXI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

Os vencedores serão conhecidos no encerramento do XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belém.

Concorrendo em duas categorias, os produtos do tribunal classificados como finalistas são: na categoria Mídia Digital, o projeto “Acessibilidade: valor de dentro para fora, é o Balcão Virtual Acessível do STJ”; e na categoria Reportagem Escrita, a matéria “O ministro e o cárcere”.

Os produtos escolhidos tiveram destaque por apresentar linguagem simples e direta, acessível a todos os públicos, além de formato dinâmico.

reportagem especial “O ministro e o cárcere” relata as visitas do ministro Sebastião Reis Junior, integrante de colegiados de direito penal do STJ, a três presídios de São Paulo e Minas Gerais. A matéria mostra a importância de participantes do sistema de Justiça criminal se aproximarem do cotidiano das prisões para entender melhor os problemas e as necessidades da vida no cárcere.

Já o projeto “Acessibilidade: valor de dentro para fora, é o Balcão Virtual Acessível do STJ” detalha a construção da sala virtual do Balcão Virtual Acessível do STJ, uma parceria da SCO com a Secretaria Judiciária e a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão.

O projeto é destinado a oferecer atendimento judicial especializado e individualizado aos usuários com deficiência ou com alguma forma de limitação – incluindo aqueles com dificuldade de manejar equipamentos eletrônicos –, por meio de plataforma de videoconferência com sistema de acesso inclusivo e adaptado às necessidades de cada pessoa.

Conbrascom reúne assessores de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos Tribunais de Contas e de instituições afins, com o objetivo de promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações dos cidadãos.

Neste ano, foram inscritos 400 trabalhos das assessorias de comunicação do sistema de Justiça de todo o Brasil nas 12 categorias do prêmio – um recorde, segundo a organização do evento.

Com informações do STJ

O post STJ é finalista em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023 apareceu primeiro em JuriNews.

 

Leave a Reply