Brasileiros que estão no exterior enfrentam problemas decorrentes do apagão, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
A falha causou transtornos em diversos aeroportos europeus, atrasando a viagem de muitos passageiros. É o caso do gerente de vendas Danilo Susano, morador de Brasília, que tinha um voo de Lisboa, em Portugal, até Amsterdam, na Holanda.
O turista brasileiro contou à CNN que chegou ao aeroporto da capital portuguesa duas horas antes da previsão de decolagem, chegou a despachar as malas e entrar em um ônibus para ser levado ao avião.
“E o estranho foi que a gente chegou a começar o embarque, então as pessoas entraram no ônibus para seguir até o avião e eles (funcionário da companhia) pediram para a gente retornar do ônibus, então todo mundo ficou meio sem entender o que estava acontecendo e a gente retornou para o saguão do aeroporto”, relatou Susano.
Segundo o brasileiro, só minutos depois do ocorrido, a empresa explicou o motivo do atraso do voo e comunicou aos presentes que estavam com um problema no sistema devido ao apagão cibernético global. Aos poucos, segundo ele, algumas pessoas foram sendo realocadas.
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“A gente foi realocado num voo às 14h local, algumas pessoas saíram num de meio-dia e algumas pessoas chegaram a pegar voucher de hotel, então acho que eles não conseguiram realocar todo mundo nos voos do dia”, completou o gerente de vendas.
Danilo Susano conseguiu embarcar, juntamente de sua companheira, neste voo do início da tarde no horário local. “A gente infelizmente acabou perdendo um passeio que faria à noite em Amsterdam, então impacta um pouco na viagem, mas pelo menos a gente vai conseguir chegar lá hoje, então é torcer para não ter mais atraso’, concluiu.
O turista chegou a registrar a situação do painel de voos no aeroporto em Lisboa, que apontava atrasos e cancelamentos. Veja:
Danilo Susano/Arquivo Pessoal
Também em Portugal, a paulista identificada como Livia, que mora na cidade do Porto, enfrentou dificuldades em seu local de trabalho.
A brasileira trabalha no call center de uma empresa do setor de turismo. Segundo ela, os atendentes ficaram do lado de fora da sala de trabalho, enquanto lideranças e especialistas e tecnologia da informação atuavam para recuperar o sistema.
“Quem estava em casa conseguiu trabalhar então, o pessoal do work from home salvou a operação”, relatou a brasileira.
A operação no call center, que deveria começar às 8h foi iniciada por volta das 11h45.
Transtornos na Itália
O brasileiro Ronaldo Lemos, advogado e presidente da comissão de Tecnologia e Inovação da OAB-SP, conversou com a CNN diretamente do Aeroporto de Roma, capital da Itália. “Aqui a situação é de caos, todos os voos foram cancelados e ninguém sabe o que fazer”, relatou ele.
O advogado conta que o aeroporto começou a esvaziar, porque as pessoas começaram a desistir de viajar e esperar. Segundo ele, outro problema gerado no aeroporto está relacionado às bagagens. Ninguém sabe para onde elas foram, uma vez que, em alguns casos, estavam endereçadas para o destino final.
A companhia aérea chegou a comunicá-lo sobre o cancelamento de voos. Ronaldo Lemos narra que foi pedido para que ele se dirigisse ate o guichê da empresa, onde aguarda por cerca de três horas.
Ainda de acordo com o advogado, cada pessoa na fila demora cerca de trinta minutos para ser atendida no guichê. “Nem os próprios funcionários da companhia sabem muito bem o que fazer”, lamenta.
O jornalista Enzo Kfouri está em Florença, na Itália, com a namorada. Ele se dirigiu à estação par apegar um trem com destino à capital do país e encontrou um ambiente confuso.
“Completo caos chegando na estação. Muita gente indo para de um lado a outro, portões fechados, muita gente em fila de espera e um movimento caótico, mais do que normal”, reportou Kfouri.
O jornalista brasileiro reclamou da falta de informações aos passageiros diante dos atrasos dos trens para deixarem a plataforma.
“Muita gente com mala e sem informação esperando os painéis atualizarem. Tinham trens que estavam 80 a 100 minutos atrasados, principalmente para os principais destinos aqui na Itália. Roma, Napoli, Salerno e Calabria são as zonas com problemas”, contou.
Enzo Kfouri gravou a movimentação intensa no terminal de trens italiano. Assista:
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiros na Europa enfrentam transtornos por causa de apagão cibernético no site CNN Brasil.