O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) afastou na última quinta-feira (15) um grupo composto por magistrados e outros funcionários públicos suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro no órgão.
Os servidores são investigados pela Polícia Federal pela manipulação e fraude de decisões judiciais do TJ-MA, e obter vantagem financeira com o desvio de recursos de instituições, como o Banco do Nordeste.
Segundo informações da PF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as fraudes envolveriam relatorias de processos manipuladas, correções monetárias calculadas sem justificativa, aceleração seletiva das ações e expedição de alvarás milionários.
Ao todo, três desembargadores e dois juízes foram afastados por um ano, em cumprimento à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Veja a lista:
Cristiano Simas de Sousa, juiz
Alice de Sousa Rocha, juíza
Antonio Pacheco Guerreiro Júnior, desembargador
Luiz Gonzaga Almeida Filho, desembargador
Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, desembargadora
Zely Reis Brown Maia, assessora técnica da desembargadora Nelma Sarney Costa, também está entre os suspeitos e foi exonerada de sua função.
As determinações do STJ ainda incluem a proibição de acesso às dependências do Poder Judiciário e o cancelamento de acesso a sistemas.
O Tribunal de Justiça informou, em nota, que reafirma seu compromisso com a transparência e probidade administrativa e seguirá colaborando com a operação.
O post Justiça afasta desembargadores e juízes investigados por corrupção no Maranhão apareceu primeiro em JuriNews.