Ultimas notícias

Tribunais superam 90% de cumprimento no Ranking da Transparência do Judiciário em 2024

Notícias

No total de 94 órgãos da Justiça, entre tribunais e conselhos, 93 alcançaram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, edição 2024. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21/8) durante a 2ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Na abertura do evento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou algumas das principais ações em andamento no Poder Judiciário.

O Ranking da Transparência, em sua sétima edição consecutiva, avalia a qualidade das informações disponibilizadas pelos órgãos da Justiça para o público, promovendo uma comunicação mais clara e padronizada. A classificação é organizada em seis categorias: Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunais Superiores e Conselhos. Ao todo, 86 itens foram analisados, incluindo a disponibilidade de contatos telefônicos, horários de atendimento, serviços de registro de denúncias e reclamações, prestações de contas, e a acessibilidade dos portais dos órgãos na internet.

Nesta edição, foi concedida pontuação extra para órgãos que organizaram adequadamente os itens avaliados, resultando em pontuações acima de 100% para alguns. Onze tribunais, distribuídos nas categorias Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Superior, atingiram essa pontuação máxima. Além disso, devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, os tribunais com sede no estado receberam uma menção honrosa no Ranking da Transparência do CNJ.

4o

O post Tribunais superam 90% de cumprimento no Ranking da Transparência do Judiciário em 2024 apareceu primeiro em JuriNews.

 

Leave a Reply