O advogado Hércules Anton de Almeida, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Barra Mansa e conselheiro seccional, foi assassinado na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, após deixar o neto em uma escola particular no bairro Santa Rosa, área nobre do município. Ele foi atingido por seis tiros, sendo dois no pescoço e quatro no tórax, disparados por um homem que fugiu em um carro branco.
Aos 59 anos, Hércules era candidato ao cargo de secretário adjunto na Seccional da OAB-RJ. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, ele foi levado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Militar e equipes da perícia estiveram no local para colher informações, enquanto o caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa. Até o momento, a motivação do crime é desconhecida e nenhum suspeito foi preso.
A OAB de Barra Mansa e a OAB-RJ manifestaram profundo pesar pela morte de Hércules. Em nota, a OAB-RJ declarou luto oficial de três dias e cobrou celeridade nas investigações. O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou: “Esperamos uma resolução célere e a responsabilização dos culpados por este crime bárbaro”.
Notas na íntegra
OAB de Barra Mansa
“A OAB se solidariza e se compromete a envidar todos os esforços no sentido de apurar o lastimável fato ocorrido com o ex-presidente da Subseção Barra Mansa e atual Conselheiro da Seccional Dr Hércules Antón de Almeida. Nosso respeito e sentimentos aos familiares, amigos e a sociedade!”
OAB-RJ
“A notícia da morte a tiros do conselheiro seccional e ex-presidente da OAB/Barra Mansa Hércules Anton de Almeida, nesta segunda-feira, dia 21, choca e consterna a Seccional. Os primeiros informes dão conta de que o advogado, de 59 anos, foi executado em frente à escola infantil onde deixara a neta, no bairro Santa Rosa, no município do Sul Fluminense.
Hércules era figura querida, liderança legitimada pela escolha de seus pares para quatro mandatos no comando da subseção – de 1998 a 2009.
O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, informou que já enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil exigindo a apuração imediata dos fatos. “Vamos acompanhar de perto as investigações, e o que esperamos das autoridades competentes no momento é uma resolução célere e a responsabilização dos culpados por este crime bárbaro”.
A vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, prestou solidariedade à família e aos amigos de Anton e defendeu a união da advocacia. “Estamos todos chocados com mais este caso de violência inaceitável. Precisamos estar juntos, exigir mais segurança e, neste momento de dor, dar todo o apoio à família de Hércules”.
A OABRJ se solidariza com os familiares e amigos do colega e declara luto oficial de três dias”.
O post Ex-presidente de subseção da OAB no Rio de Janeiro é assassinado com seis tiros apareceu primeiro em JuriNews.