A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por envolvimento em uma trama golpista investigada pela Polícia Federal. Essa é a primeira denúncia criminal contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) desde sua chegada à Presidência.
O ex-mandatário foi acusado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia foi assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.
Nos últimos anos, a Polícia Federal concluiu que Bolsonaro cometeu crimes em ao menos cinco investigações no STF, sendo indiciado em três delas: fraude no cartão de vacinação, venda ilegal de joias sauditas e a trama golpista.
A denúncia será analisada pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, responsável por pautar o julgamento. A expectativa é que Bolsonaro se torne réu ainda neste primeiro semestre. O colegiado também é composto pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
O post PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe de Estado apareceu primeiro em JuriNews.