Ultimas notícias

Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto

Notícias

O advogado José Francisco Barbosa Abud, que recentemente ganhou notoriedade ao ser denunciado por ofensas racistas contra a juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, foi encontrado morto nesta segunda-feira (28) em sua residência em Campos dos Goytacazes (RJ). Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados e o caso será investigado pela 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

Em abril, Abud havia sido internado no CTI do Hospital Ferreira Machado após uma intoxicação por veneno. A morte ocorre em meio à repercussão de um processo por injúria racial, movido pela juíza após sucessivos e-mails ofensivos enviados por ele à 3ª Vara Cível de Campos. Em uma das petições, o advogado escreveu frases como “Magistrada afrodescendente com resquícios de senzala” e outras expressões de cunho racista e ofensivo à dignidade da magistrada.

A Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) entrou com queixa-crime contra o advogado, com base nos artigos 140 e 141 do Código Penal, pedindo ainda indenização por danos morais. O caso teve forte repercussão na comunidade jurídica.

Em nota, a OAB-Campos lamentou a morte: “A 12ª Subseção da OAB lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos neste momento difícil”.

O post Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto apareceu primeiro em JuriNews.

 

Leave a Reply