Aluna ganha direito de disputar competição masculina após intervenção da justiça em PE

Aluna ganha direito de disputar competição masculina após intervenção da justiça em PE

Notícias

Uma decisão histórica está chamando atenção em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A jovem Emilly Macedo, de apenas 12 anos, conseguiu na justiça o direito de participar dos jogos escolares da cidade.

A Escola Municipal Mestre Vitalino, que Emilly frequenta, não conseguiu formar uma equipe feminina de futsal devido ao número insuficiente de alunas interessadas na modalidade. O técnico da aluna recomendou uma inclusão na equipe masculina para que ela pudesse participar do torneio.

Em um primeiro momento, a inscrição da garota foi recusada pela organização do campeonato. A equipe de Emilly procurou a Defensoria Pública de Pernambuco, que determinou, através de uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela Antecipada, a admissão dela no campeonato.

A justiça determinou que a comissão executiva dos jogos inclua Emilly na equipe pré-mirim masculina de futsal da Escola Municipal Mestre Vitalino. A decisão foi publicada na terça-feira (30/07) pelo o juiz Rommel Silva Patriota, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru. 

Em seu pronunciamento, o magistrado destacou a obrigação constitucional de garantir prioridade absoluta e não-discriminação para crianças e adolescentes. Em caso de descumprimento da decisão judicial, foi estipulada uma multa de R$ 50.000 (cinquenta mil reais).

Decisão judicial garantiu o direito de menina disputar competição masculina — Foto: Defensoria Pública de Pernambuco 

A abertura dos Jogos Municipais de Caruaru ocorre no dia 14 de agosto e a estreia do time de Emilly será no dia 15, às 16h.

O post Aluna ganha direito de disputar competição masculina após intervenção da justiça em PE apareceu primeiro em JuriNews.

 

Leave a Reply