O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e a nova diretoria da entidade tomaram posse neste sábado (1º/2) para o próximo triênio. Ele foi eleito por unanimidade, tornando-se o primeiro presidente reconduzido ao cargo desde a redemocratização do Brasil.
“A votação unânime simboliza a união da classe em torno do projeto de engrandecimento da advocacia. Isso também só aumenta a nossa responsabilidade em realizar uma gestão participativa, plural, inclusiva e realizadora”, afirmou Simonetti.
Agradecendo aos conselheiros federais, presidentes e conselheiros de seccionais, de subseções e de Caixas de Assistência, o dirigente afirmou que a cada momento da primeira gestão se sentiu ao lado de mais de 1,4 milhão “colegas que dependem da advocacia para ganhar a vida”. Ele ainda reafirmou o compromisso em continuar trabalhando para viabilizar as soluções de que a classe necessita.
PRERROGATIVAS
Na ocasião, Simonetti elencou as vitórias já alcançadas em torno das questões profissionais, graças à união da classe. “As pessoas de Ordem, unidas, conseguimos para a profissão leis e decisões judiciais inéditas, que aumentaram as proteções legais para as prerrogativas. Graças à nossa união, fortalecemos a OAB como a Casa da Advocacia, equidistante dos polos que dominam a política nacional”, afirmou.
O presidente conclamou que a classe siga unida. “Nós manteremos a OAB como a Casa de todas as advogadas e de todos os advogados, não importa quais sejam suas preferências políticas. Afinal, a força da advocacia vem, justamente, da nossa união em torno das questões da profissão. Jamais abriremos mão do peso e da importância da OAB.”
“Conquistamos leis e decisões que, hoje, nos ajudam a enfrentar os ataques aos honorários e às prerrogativas”, disse, se referindo à decisão histórica, em 2022, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a todos os tribunais do país que passassem a calcular os honorários de acordo com o Código de Processo Civil (CPC). Depois, o mesmo entendimento foi cristalizado na Lei 14.365/2022 e foi ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Unidos, fizemos frente à reforma tributária. Conseguimos nos manter no Simples e obtivemos um regime compatível com nossos serviços”, lembrou, também mencionando a ampliação do rol de direitos e de proteção à profissão com a reforma do Estatuto da Advocacia e da OAB.
NOVA DIRETORIA
Além de Simonetti, a nova gestão é composta pelo vice-presidente, Felipe Sarmento; a secretária-geral, Rose Morais; a secretária-geral-adjunta, Christina Cordeiro; e o diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior.
Também tomaram posse neste sábado os conselheiros e conselheiras federais da entidade, eleitos para a gestão 2025-2028.
O post Beto Simonetti e nova diretoria tomam posse reforçando compromisso com a advocacia apareceu primeiro em JuriNews.