A Seccional da OAB no Espírito Santo poderá ter, pela primeira vez, uma advogada no seu comando a partir de janeiro de 2025. Erica Neves consolida seu nome como a pré-candidata mais viável para impedir o terceiro mandato do atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, nas eleições que acontecerão na segunda quinzena de novembro. Outros dois pré-candidatos, Ben Hun Farina e José Antônio Neffa Júnior, também postulam, até o momento, a formação de chapas de oposição.
Erica Neves já disputou a Presidência da OAB-ES em 2021, obtendo 36% dos votos contra Rizk Filho na época reeleito. Três anos depois, ela manteve um consistente trabalho de oposição e vem conseguindo aglutinar um grupo maior de apoiadores.
Dentre os apoios conquistados estão a atual secretária-geral da OAB Nacional, Sayuri Otoni, e o conselheiro federal da OAB pelo Espírito Santo, Jedson Maioli, além de nomes de referência da advocacia capixaba, como Luiz Cláudio Allemand, Flávio Cheim, Thiago Siqueira, Eduardo Sarlo, entre outros.
Advogada militante em Vitória, especialista em Direito Empresarial e Direito do Consumidor, a pré-candidata conta com experiência no Sistema OAB por ter exercido a Secretaria Geral Adjunta da OAB-ES no triênio 2016-2018.
Erica Neves também se dedicou nos últimos anos a um trabalho de formação de lideranças por todo o estado e terá chapas de oposição em todas as subseções da OAB-ES.
Além disso, pesquisa realizada pelo Instituto Qualitest e conferida pela JuriNews, com 500 entrevistas junto à advocacia capixaba, indica que se dependesse da Grande Vitória a pré candidata sairia vitoriosa se as eleições fossem hoje.
O pleito da OAB-ES ainda destaca o protagonismo feminino no cenário nacional da advocacia , uma vez que Erica é, até o momento, a única candidatura feminina de oposição com real chance de vitória para assumir o comando de uma Seccional nas eleições 2024 do Sistema OAB.
O post Com Erica Neves, OAB-ES poderá ter primeira mulher presidente; pré-candidata segue somando apoios por todo o Espírito Santo apareceu primeiro em JuriNews.