O ex-presidente da OAB-MG e atual conselheiro federal e procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo, proferiu palestra, nesta terça-feira (15), na sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Sérgio Leonardo falou de seu trabalho à frente da entidade de 2022 a 2024, quando implementou o programa ‘Inovar, Incluir e Avançar’, que foi disruptivo em prol da inclusão das mulheres, dos jovens e, especialmente, da advocacia negra.
O ex-presidente da Seccional mineira revelou que estava muito emocionado e honrado em falar num palco tão relevante e disse que a sede da ONU tem um simbolismo especial: “Esse é um lugar para nos lembrar os compromissos da humanidade com a construção e a manutenção da paz, o alívio do sofrimento humano e a promoção dos direitos humanos”.
Sérgio Leonardo destacou as atitudes concretas adotadas em sua gestão da OAB-MG em favor da inclusão, como a paridade de gênero e a cota racial no quinto constitucional, o Programa Direito na Escola e o projeto Direito na Favela.
O ex-presidente também destacou o programa Incluir Direito do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, que visa a inclusão de estudantes pretos e pardos no mercado de trabalho.
Sérgio Leonardo aderiu ao movimento do Instituto Luiz Gama pela criação de um protocolo no âmbito da ONU para impedir que a inteligência artificial generativa reproduza os preconceitos e o rascismo arraigados na sociedade ocidental.
O post ‘Inovar, incluir e avançar’: Em palestra na sede da ONU, Sérgio Leonardo fala sobre programa disruptivo que implantou na gestão da OAB-MG apareceu primeiro em JuriNews.