Após um mês de concurso e mais de 200 sugestões apresentadas, o processo de escolha do nome para o laboratório de inovação do Superior Tribunal de Justiça terminou: ele vai se chamar STJ Lab. A definição se deu em votação aberta a todo o público interno do tribunal.
A criação do STJ Lab segue o disposto na Resolução 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política de Gestão da Inovação e determinou a implantação de laboratórios de inovação no âmbito do Poder Judiciário.
O laboratório é um espaço dedicado a promover interação, experimentação e criação, utilizando metodologias ágeis e colaborativas. Funcionando como uma espécie de incubadora de ideias, abriga atividades desde a exploração até a prototipagem de soluções, sempre com foco nas necessidades dos usuários dos serviços do tribunal.
A iniciativa visa, ainda, à formação de parcerias com órgãos e outros laboratórios de inovação, à ampliação de mecanismos de transparência e eficiência e à disseminação do conhecimento adquirido entre as unidades da corte.
O Centro de Formação e Gestão Judiciária do STJ (Cefor) realiza cursos de inovação, incluindo formações para laboratoristas. A próxima ação foi agendada para o período de 27 a 29 de maio, em parceria com o Superior Tribunal Militar (STM). No total, o Cefor já formou cerca de 40 pessoas na área de inovação, além de 30 laboratoristas.
Com informações do STJ
O post Laboratório de inovação do tribunal vai se chamar STJ Lab apareceu primeiro em JuriNews.