Uma das principais bandeiras da Ordem dos Advogados do Brasil, a interiorização da advocacia representa um novo tempo para milhares de profissionais. A distância de outrora já não existe mais e o que vemos é uma OAB cada vez mais presente no amparo à advocacia interiorana.
De acordo com o Perfil ADV, maior levantamento já realizado para diagnosticar a realidade da profissão no Brasil, 42% das advogadas e advogados brasileiros atuam exclusivamente no interior. O percentual quase alcança os 46% que dizem atuar exclusivamente nas capitais e regiões metropolitanas, enquanto que 11% afirmaram que atuam no interior e na capital.
Como conselheira federal da OAB mais jovem da seccional goiana da atual gestão liderada pelo presidente Beto Simonetti e com atuação em Jataí e região, município de Goiás distante 320 km da capital, o sentimento é de realização por vivenciar e contribuir para esse importante momento da advocacia brasileira.
O ponto de partida dessa trajetória foi a criação da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia do CFOAB em fevereiro de 2022, que tem como coordenador geral o advogado paraibano João de Deus Quirino Filho. Tenho a honra de integrar essa importante coordenação e temos atuado irmanados com coordenadores estaduais e colegas conselheiros federais de outros estados a levar ações que alcance todos os rincões do Brasil. Mais de 200 iniciativas foram desenvolvidas nos últimos dois anos.
A interiorização da advocacia visa integrar toda a advocacia, conectando o interior e o centro para que funcionem como uma unidade. Não se trata apenas de criar estruturas adequadas, mas de levar para regiões remotas ações sobre prerrogativas, jovem advocacia, mulher advogada, direitos humanos, honorários e defesa da democracia. Essas iniciativas beneficiam diretamente os colegas e proporcionam dignidade a toda a advocacia, esteja ela em grandes centros urbanos ou nos municípios mais distantes. Esse é o caminho para garantir que cada membro de nossa classe tenha condições necessárias para exercer seu trabalho plenamente, diminuindo as distâncias geográficas.
Em Goiás, as ações de interiorização tão bem conduzidas pelo nosso presidente Rafael Lara Martins ressoam por todo o Estado e dignificam a advocacia. Dentre as principais, posso destacar os projetos ‘Incubadora de novos escritórios’, ‘Mentoria’ e ‘OAB Presente’ que tem levado assistência, capacitação e todo apoio necessário para garantir oportunidades às advogadas e advogados goianos.
Com a convicção de que grandes passos já foram dados, posso afirmar que estamos fazendo história com essa sensibilidade e esse olhar diferente para a advocacia do interior.
Layla Oliveira Gomes é Conselheira Federal da OAB por Goiás, Diretora da Comissão Nacional de Direitos Sociais e Coordenadora Geral Adjunta do Plano Nacional de Interiorização do CFOAB. Também é Diretora do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Estado de Goiás e autora do Projeto Colmeia, desenvolvido na região sudoeste goiana com foco no enfrentamento à violência doméstica.
O post OAB cada vez mais presente na interiorização da advocacia brasileira apareceu primeiro em JuriNews.