A plataforma ConfirmADV, lançada há três semanas pelo Conselho Federal da OAB para combater o golpe do falso advogado, já contabiliza 9.641 solicitações de verificação em todo o país. Do total, 7.923 foram confirmadas, demonstrando a rápida adesão da população à nova ferramenta.
A iniciativa foi desenvolvida diante do aumento de fraudes praticadas por golpistas que se passam por advogados, principalmente por meio de aplicativos de mensagens. Nessas abordagens, os criminosos pedem depósitos ou transferências via PIX sob o pretexto de liberar valores de processos judiciais.
TECNOLOGIA CONTRA A FRAUDE
“A prevenção é responsabilidade coletiva. E a tecnologia é nossa aliada na proteção da cidadania e da advocacia”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. Segundo ele, a ConfirmADV fortalece a confiança da sociedade na atuação profissional de advogados regularmente inscritos.
A ferramenta é integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). Para utilizá-la, basta acessar o site confirmadv.oab.org.br, informar o número de inscrição do advogado, o estado e um e-mail. A solicitação é enviada ao profissional, que tem até cinco minutos para confirmar. Caso não o faça, ambas as partes são notificadas da ausência de validação.
NÚMEROS DA CRIMINALIDADE
A plataforma foi criada após o aumento expressivo dos registros de golpes. Somente em São Paulo, desde 2024, foram 1,6 mil denúncias. Minas Gerais soma 516 casos, e o Acre, quase 400. A OAB estima que milhares de brasileiros tenham sido vítimas em todo o país.
Além da ConfirmADV, a campanha da Ordem inclui ações educativas, como cartilhas e cursos, e articulação com as polícias civis nos estados. A orientação é que todas as tentativas de golpe sejam formalizadas por boletim de ocorrência e comunicadas à seccional da OAB.
CANAL DE DENÚNCIAS
Para vítimas que chegaram a efetuar pagamentos, a OAB disponibilizou o site fiscalizacao.oab.org.br, onde é possível registrar denúncias que serão encaminhadas para apuração pelas seccionais em parceria com autoridades policiais. O canal já recebeu 876 registros.
O post Plataforma da OAB para identificar falsos advogados recebe quase 10 mil consultas em três semanas apareceu primeiro em JuriNews.