Com a chegada do ano eleitoral, alguns nomes já se colocam como candidatos a governador de Goiás (GO) nas eleições de 2026. Por enquanto, dez políticos cogitam concorrer pela direção do Palácio das Esmeraldas.
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) contará com o apoio do atual governador Ronaldo Caiado (União), que não pode mais se reeleger e demonstra interesse na corrida pelo Planalto.
Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026 em Goiás e no Brasil! É grátis!
O PT ainda não definiu o candidato. O ex-deputado Luis César Bueno, o vereador Edward Madureira, o advogado Valério Luis e o jornalista Cláudio Curado disputam a indicação.
Além do atual vice-governador, um deles poderá enfrentar nas urnas: o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), José Éliton (sem partido), Professor Jerônimo Rodrigues da Silva (PSB), Telêmaco Brandão (Novo) e Wilder Moraes (PL).
O prazo para a oficialização de todas as candidaturas finaliza em agosto. As eleições estão marcadas para o dia 4 de outubro, com possível segundo turno previsto para 25 de outubro.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026
Confira a lista completa dos possíveis candidatos ao governo de Goiás (GO) nas eleições 2026
Claudio Curado (PT)
O jornalista Claudio Curado tenta se viabilizar como candidato ao governo de Goiás (GO) nas eleições 2026 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Curado é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor-GO) e militante do PT desde 1986. Em 2003, ele se filiou ao partido e, desde então, atuou em campanhas de candidatos do partido e na comunicação do PT em Goiás. Curado também foi chefe de reportagem e diretor-executivo de jornalismo na TV Brasil Central.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador do Piauí nas eleições 2026
Daniel Vilela (MDB)
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, 42 anos, é formado em Direito, pós-graduado em gestão pública e trabalha ao lado do atual governador Ronaldo Caiado desde 2023. Vilela tem o apoio de Caiado para ser candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições de 2026. Nascido em Jataí (GO), ele é filho do ex-governador de Goiás, Maguito Vilela, e seguiu os passos do pai, ao filiar-se ao MDB ainda jovem e iniciar a vida pública como vereador de Goiânia em 2008. Vilela também já foi deputado estadual, federal e jogador de futebol profissional.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador da Paraíba nas eleições 2026
Edward Madureira (PT)
O vereador goianiense Edward Madureira, 62 anos, é professor e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás. Madureira tenta viabilizar a candidatura ao governo de Goiás (GO) nas eleições 2026. O vereador é agrônomo de formação, com mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi idealizador do Movimento pela Bancada da Educação nas eleições de 2022, quando candidatou-se para deputado federal. Contudo, não obteve êxito.
José Éliton (sem partido)
O advogado José Éliton, 53 anos, é outro nome que pode ser candidato ao governo de Goiás (GO) nas eleições 2026. José Eliton foi vice-governador na gestão de Marconi Perillo e chegou a tomar posse do cargo de governador, em 2018. O advogado disputou as eleições de 2018 para o governo do estado, mas foi derrotado pelo atual governador Ronaldo Caiado. Agora, José Éliton pode ser candidato a governador de Goiás (GO), mas ainda precisa filiar-se a uma sigla. Anteriormente, o advogado foi filiado ao PP, PSDB, DEM e PSB.
Luis Cesar Bueno (PT)
O ex-deputado estadual Luis Cesar Bueno, 65 anos, busca viabilizar seu nome dentro do PT para ser candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições 2026. Bueno possui uma trajetória marcada pela militância estudantil e sindical na juventude. Ele entrou na carreira política pela primeira vez como vereador de Goiânia em 1997 e, posteriormente, atuou como deputado estadual, diretor da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e diretor do Serpro.
Marconi Perillo (PSDB)
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, 62 anos, é cotado para ser candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições 2026. Caso eleito, ele iria para um quinto mandato na chefia do executivo goiano. Perillo nasceu no município de Palmeiras de Goiás (GO) e governou o estado por quatro mandatos, de 1999 a 2006 e, posteriormente, de 2011 a 2019. Anteriormente, Perillo foi senador, deputado federal e deputado estadual. Em 2023, o ex-governador elegeu-se como o presidente do PSDB, com apoio do deputado federal Aécio Neves — atual presidente da sigla.
Professor Jerônimo Rodrigues da Silva (PSB)
O professor Jerônimo Rodrigues da Silva pode ser candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições 2026 pelo PSB. Silva foi reitor do Instituto Federal de Goiás de 2013 a 2021. Atualmente, o professor atua como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Silva foi candidato a vice-prefeito de Goiânia pelo PSB nas Eleições 2024 compondo a chapa de Adriana Accorsi.
Telêmaco Brandão (Novo)
O ex-vereador de Goiânia Telemanco Brandão, 48 anos, é advogado e primeiro vereador do Partido Novo na capital do estado. Ele é conhecido pela defesa de pautas de direita, como a redução do Estado e a proibição de drogas e do aborto. Em 2025, o Novo anunciou Brandão como pré-candidato ao governo de Goiás (GO) nas eleições de 2026.
Valério Luiz (PT)
O advogado Valério Luiz Filho, 37 anos, também tenta viabilizar seu nome no PT para ser candidato ao governo de Goiás (GO) nas eleições de 2026, no entanto, ele demonstrou disposição para disputar o Senado, se for preciso. Ele teve o pai, o jornalista Valério Luiz Oliveira, assassinado em 2012. Até então, ele atuava como advogado tributarista, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mas especializou-se em Criminologia e Segurança Pública após perder o pai. Valério Luiz também é Mestre em Filosofia e criou uma associação de apoio a vítimas de assassinato, o Instituto Valério Luiz.
Wilder Moraes (PL)
O senador Wilder Moraes, 57 anos, também é cotado para ser candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições de 2026. Nascido em Taquaral de Goiás, o político é engenheiro por formação e empresário. Iniciou a vida pública nas eleições de 2010, quando candidatou-se ao senado como 1° suplente de Demóstenes Torres. Em 2018, ele disputou novamente uma vaga no Senado como titular, mas não foi eleito. Na esfera municipal, Wilder Moraes tentou a candidatura como vice-prefeito de Goiânia em 2020, mas também não obteve sucesso. Nas eleições estaduais de 2022, foi eleito senador pelo Partido Liberal. A sigla já anunciou sua pré-candidatura para as eleições deste ano.
Fonte
O post Quem são os possíveis candidatos ao governo de Goiás nas eleições 2026 apareceu primeiro em ÉTopSaber Notícias.





