O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou seu apoio à campanha intitulada “Seja responsável. Não acuse sem checar”, desenvolvida por entidades ligadas ao jornalismo para combater notícias falsas e desinformação em torno da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul.
Ao demonstrar solidariedade com a causa, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o país nunca precisou tanto de uma imprensa institucional livre e independente. “O melhor antídoto contra a desinformação, a mentira deliberada e os discursos de ódio é a informação correta, apurada com profissionalismo e ética pelo jornalismo de qualidade”, afirmou.
A campanha é promovida pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), juntamente com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o Projeto Comprova e o Instituto Palavra Aberta. A iniciativa colabora com a educação midiática, evitando que mais mentiras sejam disseminadas.
As peças publicitárias serão veiculadas em jornais, revistas e sites, estimulando o público a refletir e a checar as informações antes de repassar vídeos, mensagens de texto e áudios que prejudiquem a real avaliação da situação de calamidade vivenciada pela população local. Colaborando com a proposta, a lista Checagem de fatos #BR no X (antigo Twitter) reúne iniciativas brasileiras que monitoram e investigam as fake news que circulam pelas redes sociais.
O post STF apoia campanha contra fake news relacionadas às enchentes no RS apareceu primeiro em JuriNews.