Ultimas notícias

STF remarca para maio julgamento de militares e policial acusados em trama golpista

Notícias

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reagendou para os dias 20 e 21 de maio o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o núcleo 3 da chamada trama golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente, a análise estava prevista para os dias 8 e 9 de abril, mas foi adiada pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin.

ACUSAÇÃO CONTRA MILITARES E POLÍCIA FEDERAL

Segundo a PGR, os denunciados desse núcleo são apontados como responsáveis pelo planejamento de “ações táticas” para viabilizar a tentativa de golpe. Entre os acusados, estão 11 militares do Exército e um policial federal:

  • Generais: Estevam Theophilo e Nilton Diniz Rodrigues
  • Coronéis: Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos e Márcio Nunes De Resende Júnior
  • Tenentes-coronéis: Cleverson Ney Magalhães, Hélio Ferreira, Rafael Martins De Oliveira, Rodrigo Bezerra De Azevedo, Ronald Ferreira De Araújo Júnior e Sérgio Ricardo Cavaliere De Medeiros
  • Policial federal: Wladimir Matos Soares

O caso será julgado pela Primeira Turma do STF, composta pelo relator Alexandre de Moraes e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados se tornarão réus e responderão a uma ação penal na Corte.

ANDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES

Até agora, apenas o núcleo 1 foi julgado, resultando na abertura de ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete investigados. Já o núcleo 2, acusado de organizar ações para manter Bolsonaro no poder, será analisado nos dias 29 e 30 de abril.

O núcleo 4, que envolve suspeitos de disseminação de desinformação e ataques virtuais contra instituições, terá seu julgamento nos dias 6 e 7 de maio.

O post STF remarca para maio julgamento de militares e policial acusados em trama golpista apareceu primeiro em JuriNews.

 

Leave a Reply