O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão preventiva de dois investigados no Distrito Federal suspeitos de tentar obstruir a investigação da Polícia Federal (PF) sobre um esquema de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi cumprida nesta terça-feira (13), durante a 6ª fase da Operação Sisamnes. Também foi executado um mandado de busca e apreensão.
Como o processo corre em sigilo, os nomes dos presos ainda não foram divulgados.
A nova fase da operação é um desdobramento das medidas autorizadas por Zanin no início da semana, que incluíram o bloqueio de R$ 20 milhões dos investigados, proibição de contato entre os envolvidos e de saída do país, além de buscas em endereços ligados ao grupo e a quebra de sigilos telemáticos, inclusive de dados armazenados em nuvem.
Segundo a PF, há indícios de que os suspeitos tenham utilizado empréstimos fictícios, dívidas forjadas e operações comerciais simuladas para encobrir o pagamento de propinas. A suspeita é de que o grupo tenha recorrido a diversas formas de lavagem de dinheiro, como:
Saques e depósitos em espécie;
Uso de contas de passagem;
Emissão de boletos sem lastro real;
Operações de câmbio paralelo com doleiros.
Os investigadores identificaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos oficiais de alguns servidores públicos envolvidos.
O caso ganhou repercussão após reportagem da Revista Veja, que revelou a existência de um suposto esquema de venda de decisões judiciais operando há pelo menos quatro anos em diversas instâncias do Judiciário brasileiro, incluindo o STJ.
As investigações tiveram início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em Mato Grosso. A análise do celular apreendido com ele revelou diálogos que sugerem acesso indevido a decisões e influência em julgamentos. Um dos principais nomes apontados como operador do esquema, Anderson de Oliveira Gonçalves, está preso desde novembro de 2023.
COM INFORMAÇÕES DO JOTA
O post Zanin autoriza prisão de duas pessoas por atrapalhar investigação em caso de venda de sentenças no STJ apareceu primeiro em JuriNews.