A Polícia Federal (PF) recuperou e entregou, na sexta-feira (12), 16 de 17 peças que foram furtadas do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (MG). Os objetos foram levados do acervo no dia 15 de junho.
De acordo com a PF, todas as peças possuem valor histórico e são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A décima-sétima peça, um canivete, já havia sido recuperado no dia do furto e o restante na quarta-feira (10).
“Agora teremos novamente nosso acervo 100% completo. É de extrema importância o resgate dessas peças para a cultura não só mineira, mas brasileira”, afirmou a coordenadora do Sesi Cultura, Bárbara Laredo.
Leia Mais
Polícia faz maior apreensão de cigarros contrabandeados da história do país em SP
Ministra acompanha caso de aborto negado pela Justiça em Goiás
Passagem de meteoro clareia céu e "noite vira dia" no Nordeste; veja vídeo
Um homem foi preso em flagrante no dia do crime e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), segundo o museu.
Os equipamentos serão analisados por técnicos da instituição e aqueles que necessitarem de reparos, serão restaurados pela própria equipe do espaço.
A expectativa, de acordo com o museu, é que o patrimônio retorne à exposição na próxima semana.
Em nota, o Sesi destacou ainda que, “desde o ocorrido, tem buscado alternativas para reforçar a segurança do espaço, com a modernização do sistema eletrônico de monitoramento e o alinhamento de estratégias de inteligência junto à Guarda Municipal de Belo Horizonte”.
*Sob supervisão de Jorge Fernando Rodrigues
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal recupera peças históricas furtadas do Museu de Artes e Ofícios de BH no site CNN Brasil.